O cérebro é uma coisa incrível. O amor, o som de uma música favorita ou uma cena de um filme comovente — e isso não é o fim da lista de coisas que percebemos graças ao cérebro. O personagem central, Dr. Oliver Wolfe, entende isso tão bem quanto qualquer outra pessoa. Um neurologista de destaque e um homem excêntrico. Ele não tem medo de contrariar a comunidade científica em prol da saúde de seus pacientes e de novos conhecimentos.
A série está imbuída da visão de um médico bastante famoso da vida real, Oliver Sacks, em suas enfermarias. Esse neurologista serviu como um protótipo para o personagem principal. O drama diz em um texto direto: “Pessoas com qualquer doença não consistem apenas em suas doenças. Elas são indivíduos únicos que estão tentando se encontrar, lidar com os problemas e construir relacionamentos com os outros, assim como todos nós.
O enredo mostra habilmente questões sociais pungentes por meio das histórias dos personagens — tanto o próprio protagonista quanto seus ajudantes e pacientes. O cérebro de cada pessoa é diferente e, portanto, brilha à sua maneira.