A ação desse thriller se passa em Nova York, na década de 1980. No centro da trama está um homem de meia-idade chamado Vincent Anderson, que vive nos Estados Unidos, na ilha de Manhattan. Junto com sua esposa, sua família tem apenas um filho pequeno, Edgar, que um dia desaparece de vista no caminho para a escola pela manhã, e o pai, aflito, não consegue se perdoar por ter mandado o menino a pé. Seu trabalho também envolve crianças. Vincent é um marionetista de profissão e apresentador do programa de TV infantil dos Estados Unidos. Mas Vincent encontra consolo em sua amizade com Eric, o monstro que vive debaixo da cama de seu filho e que ele desenha em seu caderno de desenhos.
Antes, os adultos não acreditavam na criança de nove anos e achavam que ela tinha problemas psicológicos, mas agora o próprio pai recorreu à ajuda de um personagem inexistente, mas muito necessário. Ele decide recriar Eric na forma de um grande fantoche e acredita que, se ele for incluído no novo show, Edgar verá seu amigo azul, saberá o quanto seus pais o amam e voltará para casa. Às vezes, Vincent sente que está enlouquecendo de tristeza e, em sua busca para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de Edgar, seu pai Vincent é forçado a se aventurar nas sombras escuras de uma cidade repleta de corrupção, apenas para descobrir que os verdadeiros monstros vivem muito mais perto de casa. A ação tem como pano de fundo a epidemia de AIDS dos anos 1980.
Vincent começa a usar drogas e acaba perdendo sua moradia. Sem-teto e viciado, com a ajuda de Eric, ele tenta encontrar seu filho na selva humana. O detetive Leroy, encarregado de descobrir a corrupção interna da polícia de Nova York, se vê envolvido na busca por Edgar enquanto lida com seus próprios segredos. Uma semana se passa e a busca pelo garoto desaparece gradualmente.