A ação do enredo desse drama histórico sobre guerra, composto por 3 episódios, abrange uma década e fala sobre a vida antes, durante e depois da guerra. Quando a situação política em diferentes países esquenta, a comunidade mundial sente que a humanidade está à beira de uma nova guerra. O primeiro episódio leva os espectadores de volta a 1948. Dois amigos, Sigbjørn Kvalen e Alfred Garnes, apesar do pedido desesperado da filha deste último para que não fossem, decidem fazer uma longa viagem em um navio mercante norueguês com destino a Nova York, no Oceano Atlântico.
Deve-se dizer que Alfred é um marinheiro da classe trabalhadora que recentemente teve seu terceiro filho. Sem conseguir encontrar um emprego estável e precisando urgentemente de dinheiro, ele e seu amigo Sigbjorn, também conhecido como Wally, encontram trabalho em um navio mercante. Mas quando a Segunda Guerra Mundial começa, eles se tornam, sem querer, reféns da situação. A Noruega está sitiada pelos alemães, e Sigbjorn e Alfred são civis comuns sem armas no epicentro da guerra, pois a qualquer momento os submarinos alemães poderiam atacar seus navios com cargas valiosas.
Somos apresentados a eles quando Sigbjorn encontra Alfred inconsciente — ele desmaiou por ter sido drogado — e se esforça para ajudá-lo. Desde o início da guerra, os protagonistas não conhecem a paz; eles vivem seus dias temendo por suas vidas. Todos os dias, companheiros marinheiros morrem diante de seus olhos, e Sigbjorn e Alfred têm de lutar pela sobrevivência, superando provações impensáveis.