Esta série é uma espécie de equivalente a projetos de sucesso como: “Humanoides” (produção do Reino Unido e dos EUA sobre tecnologias de nova geração), “Pessoas de Verdade” (produção sueca, cujos criadores exploraram o tema de seres humanóides no mundo contemporâneo) e a série de J. J. Abrams “Quase Humano”. Mas, segundo os autores da série, “Melhor do que Humanos” é mais do que um equivalente aos projetos acima mencionados; ele transmite de forma mais profunda e realista a atmosfera que, talvez, algum dia se concretize na realidade. Apesar de a série tratar principalmente do futuro, onde literalmente tudo respira tecnologias avançadas, aparelhos ultramodernos e técnicas de ponta, os fãs do gênero verão uma metrópole contemporânea familiar aos seus olhos. As ruas da cidade, os inúmeros elementos da vida cotidiana das pessoas, as roupas — que praticamente não sofreram alterações — e os meios de transporte permanecerão exatamente como os moradores estão acostumados a ver, só que em toda essa rotina foram incorporadas novas tecnologias, que em breve irão invadir a vida da humanidade — afinal, elas já existem, embora ainda de uma forma um pouco diferente: protótipos, conceitos e desenvolvimentos científicos aguardando sua hora. Na série “Melhores que os Humanos”, os robôs andróides ocupam seu próprio nicho, destinado exclusivamente a eles. Eles “vivem” ao lado das pessoas, trabalham ajudando-as nas tarefas domésticas e facilitando seu dia a dia. Para os humanos, eles são apenas “bots”, necessários para cuidar de seus filhos, proteger seus bens e os bens de todo tipo de empresa, usinas e fábricas; os “bots” atuam como motoristas particulares e são totalmente despretensiosos em termos de manutenção. Todos já se acostumaram há muito tempo com a presença deles em suas vidas e não lhes dão a mínima atenção. Desde que o trabalho que realizam seja executado com precisão e sem qualquer falha. Tudo funciona de forma automatizada: os “bots” que apresentam defeito são reparados ou são descartados, e, em seu lugar, sempre há outros à venda, prontos para funcionar. Mas, certa vez, em uma fábrica especializada na criação de robôs androides, ocorreu uma falha e chegou ao mercado um “robô” capaz de aprender sozinho. Arina — esse era o nome da ciborg -, ao se encontrar entre as pessoas, começou a absorver como uma esponja suas emoções, a sequência de seus comportamentos, a diversidade de seus caracteres e ações; ela começou a se desenvolver, se desenvolver e se desenvolver. Aos poucos, daquele androide emocionalmente sem alma começou a surgir um ser pensante e racional. Só há uma questão: e se essa falha não for acidental e uma quantidade ainda maior de “bots” entrar em produção, começando a se aperfeiçoar por conta própria, quem servirá a quem, então?