Os personagens principais da série dramática “Quando nos rebelarmos” não se consideram piores do que os outros. Eles também são pessoas. Têm mãos, nariz, cabeça e, acima de tudo, corações sensíveis, nos quais reside a dor da rejeição por parte das pessoas ao redor. Essas pessoas também vão trabalhar, pagam impostos ao Estado, cometem atos bons ou ruins, riem, fumam, fazem elogios, preparam lasanha, mas são julgados por critérios totalmente diferentes. O fato é que os protagonistas da série são pessoas de orientação não tradicional, que, certa vez, perceberam que o sexo oposto não os atrai fisicamente nem emocionalmente. A sociedade não conseguiu aceitar com sabedoria essa escolha incomum e permitir que esse grupo da população fosse ele mesmo; por isso, não é de se surpreender que a situação tenha chegado a greves e outras ações de protesto, que deveriam, passo a passo, derrubar os estereótipos do passado. Ser o primeiro e lutar pela justiça é uma tarefa extremamente difícil. Quem é o primeiro leva a maior parte dos golpes, dos empurrões e das críticas, mas são os primeiros que abrem o caminho inicial, pelo qual os outros começam a seguir timidamente, o que, no fim das contas, traz um resultado positivo. Cleve Jones sabe o que é isso: amar e não ter a possibilidade de expressar abertamente seus sentimentos. O protagonista da série “Quando Nós Nos Levantarmos” sabe que abrir a boca e falar demais sobre seus desejos não convencionais — que não foram concebidos pela natureza para a procriação — pode levar à tragédia. Ele pode ser ridicularizado, espancado e indivíduos particularmente agressivos, homofóbicos que não toleram diferenças e consideram pessoas como Jones insignificantes, podem até mesmo atacá-lo com o objetivo de exterminar o homossexual que tanto odeiam. No entanto, Cleve nunca foi do tipo medroso; por isso, a partir de 1969, ele começa a elaborar um plano para a futura luta pelos direitos das minorias e o colocou em prática. Um corajoso gay, que lutava pela igualdade de direitos para todos os cidadãos dos EUA, que têm visões não tradicionais sobre as relações entre homens e mulheres, une-se ao polêmico Harvey Milk em 1972. Em 1970, Milk mudou-se de Nova York para São Francisco e alugou um imóvel em um bairro popular entre os homossexuais. Ele declarou abertamente que era gay e, mesmo assim, não se envergonhava de concorrer a cargos políticos de prestígio. Três derrotas consecutivas não o levaram ao desespero, e sua popularidade só crescia. Sua determinação foi recompensada e, em 1977, o primeiro gay assumido conquistou o cargo tão almejado. Foi exatamente isso que serviu como o primeiro sinal significativo, que alertou a sociedade na série “Quando nos rebelaremos” sobre uma mudança significativa em relação aos direitos das minorias sexuais nos Estados Unidos, já que elas passaram a ter seu próprio representante nos círculos políticos. Embora por pouco tempo — apenas onze meses -, Harvey conseguiu convencer outros políticos da necessidade de uma lei que protegesse os direitos de cidadãos tão especiais quanto ele próprio. Não foram apenas os homens que se ousaram a correr com faixas, gritar a plenos a plenos pulmões por seus próprios direitos à liberdade de escolha no amor, de serem cuspidos, condenados, atacados com gás, espancados até quase a morte por seu verdadeiro eu e pelo direito de viver como o coração dita. O desprezo por parte de amigos outrora próximos, a renúncia dos pais e até mesmo a recusa em aceitar a filha ou o filho nessa identidade — o que pode ferir mais do que a rejeição e a repulsa por parte dos mais próximos? A ativista trans Cecilia Chung também está indignada com a atitude desdenhosa em relação à sua essência única. Sim, ela se parece pouco com os outros, mas também tem sangue correndo em suas veias, também sente dor, especialmente a dor emocional, causada pela primitividade humana e pela relutância em aceitar a escolha alheia, tão diferente da própria. Ao mesmo tempo, o veterano de guerra Ken Jones não fica indiferente à anarquia que reina ao seu redor. Ele é afro-americano e sabe como é ser diferente dos outros e ser perseguido pela sociedade. O homem ajuda com entusiasmo as pessoas infectadas pelo HIV portadores do HIV. E também não ficam de fora as ativistas engajadas e as lutadoras pela justiça — Pet Norman, que clama por ação e união de todos os representantes das minorias sexuais em uma força poderosa, e sua amiga não menos entusiasmada, Del Martin.