De acordo com o enredo do filme, um novo vilão — o Coringa — aparece na cidade natal do Batman, Gotham. Esse criminoso autoritário e sempre sorridente estava sempre usando maquiagem, pois seu rosto estava muito desfigurado com cicatrizes terríveis e desagradáveis, que criavam a aparência de um sorriso em seu rosto. Ele cometia seus crimes com um cinismo especial, sempre deixando nos corpos de suas vítimas o Coringa — uma carta de baralho. Era como um cartão de visitas. Seus crimes abalaram não apenas a população pacífica de Gotham, mas também todo o mundo do crime.
Batman, também conhecido como Bruce Wayne, ainda luta contra o crime na cidade, mas seu coração endurecido pela batalha não estava preparado para tal demonstração de crueldade e para o jogo que o criminoso sempre sorridente lhe oferecia. Batman percebeu que precisava ser mais rápido e impenetrável do que antes e, para isso, encomendou um novo traje ao seu fiel amigo Lucius Fox. Harvey Dent — o atual promotor público de Gotham, um homem honesto e corajoso, em sua pessoa Bruce Wayne vê um substituto completo para o protetor da cidade, Batman.
Eles vão privar os criminosos de todo o apoio financeiro e, para isso, foi dada a ordem de retirar dos bancos todo o dinheiro pertencente aos grupos mafiosos. No entanto, os criminosos, de alguma forma, souberam disso e se anteciparam às ações da polícia, escondendo todo o capital. O Coringa, no conselho criminal, ofereceu aos gângsteres um acordo: pela metade do valor, ele eliminaria seu principal inimigo, o Batman. Após uma breve persuasão, eles concordam e a caçada ao Batman começa.