Frodo Beggins e seu indispensável escudeiro, Sam, deram seus grandes passos rumo a Mordor, onde Sauron estava com seu olho que tudo vê. É lá que está localizada a Montanha Fatal, cujo fogo pode destruir para sempre o Anel do Poder, perigoso em seu poder. Agora eles estão acompanhados por Golum. Ele é uma criatura estranha que sofre de uma personalidade dividida. Uma personalidade é devotada a Frodo e está pronta para protegê-lo ao custo de sua vida. A outra, não segue Frodo, mas «seu Encanto», como ele chama o anel mágico, que perdeu em uma luta com Bilbo Beggins há muito tempo. Foi ele quem encontrou, há muito tempo, o anel amaldiçoado que mudou sua alma e sua aparência.
Os outros dois hobbits foram capturados por Ugluk e seus guerreiros Uruk-hai a serviço de Saruman. Graças aos Cavaleiros do Reino de Rohan, os pequenos hobbits conseguiram escapar de uma morte horrível. Merry e Pippin conseguiram se esconder em uma floresta antiga e muito animada, habitada por magos Enta liderados por Draven. Os Hobbits conseguiram persuadir os Ents de raciocínio lento a se juntarem à batalha contra os guerreiros de Saruman.
Os membros da Irmandade do Anel, Aragorn, o elfo Legolas e o sempre competitivo anão Gimli tentam encontrar rastros dos desaparecidos Pippin e Merry. Enquanto isso, uma batalha épica se desenrola sob as muralhas de Helm's Deep, uma batalha que levou quatro meses para ser concluída pelos cineastas. Frodo e Sam estão em apuros por causa das intrigas de Golum.