O herói do filme é um homem eternamente lamentável e sem nome. Ele sempre sente falta de algo e está sempre insatisfeito com alguma coisa. Um homem de trinta anos que sofre de insônia simplesmente não sabe o que fazer e o que quer. Uma visita a um psicoterapeuta melhorou um pouco sua vida. Ele o aconselhou a observar os doentes terminais, para que ele percebesse que seus problemas e tormentos mentais não são nada comparados ao infortúnio deles. O conselho do médico o ajudou por um tempo, mas o menor desconforto era suficiente, e a insônia e o tormento emocional voltaram.
Um dia, voltando de uma viagem de negócios para sua empresa — ele trabalha para uma corporação automobilística e, por dever de ofício, costuma visitar locais onde ocorrem acidentes -, ele conheceu uma pessoa muito incomum no avião.
Tyler Durden acabou sendo a pessoa a quem o homem pediu ajuda quando, ao voltar para casa, descobriu que seu apartamento lindamente mobiliado estava em ruínas por causa de uma forte explosão. O herói, já deprimido, parecia que sua vida havia acabado e não havia motivo para tentar conseguir algo mais, para fazer. No entanto, um pensamento oculto lhe sugeriu que Tyler, um simples fabricante e vendedor de sabão, poderia ajudá-lo. E, de fato, ele prontamente respondeu ao pedido.
E, de fato, ele respondeu prontamente ao infortúnio, convidando o homem queimado para morar com ele. Quanto mais o protagonista se familiariza com Tyler, mais ele percebe que esse é exatamente o tipo de pessoa de que ele precisava. Durden é um homem muito peculiar, cometendo regularmente atos inimagináveis, que ele chama de luta contra o sistema. E, o mais importante, ele ensinou o herói a lidar com a depressão e a tristeza. Vocês só precisam dar um soco na cara um do outro, jogando toda a negatividade para fora, dando um golpe em tudo o que se acumula por dentro e não proporciona uma vida normal. Mais tarde, eles entraram no clima e fundaram um clube particular. A partir desse momento, começou uma nova reviravolta no relacionamento deles, que não levou a nada de bom.