Os eventos do filme ocorrem no trigésimo segundo ano antes da famosa batalha de Yavin, e a Guerra dos Clones ainda estava a dez anos de distância. Essa época foi chamada de «Ascensão do Império» e prenunciava o surgimento do mal galáctico em todo o universo cósmico.
Mas, de uma forma ou de outra, uma crise política chegou à República Galáctica, e tudo porque o poder da Federação do Comércio de um certo cartel, que começou a exercer controle total sobre os fluxos e as rotas comerciais existentes, estava crescendo sem diminuir a velocidade. O Senado da República Galáctica foi forçado a estabelecer novas regras de tributação, e a Federação do Comércio respondeu a essa lei com a força — levou um planeta chamado Naboo, localizado em algum lugar da periferia, para o bloqueio.
Dois Cavaleiros Jedi, Obi-Wan Kenobi e seu mentor Qui-Gon Jinn, foram designados para resolver esse problema. Mas as negociações foram interrompidas antes mesmo de começarem, pois os embaixadores pacíficos queriam ser destruídos antes mesmo de chegarem ao seu destino. Os Jedi conseguiram lidar com os assassinos e seguiram para o planeta Naboo, onde encontraram um eremita local que teve a gentileza de levá-los até o governante. Ele não queria participar da batalha, mas forneceu aos Cavaleiros Jedi um transporte subaquático para levá-los à capital do planeta Naboo, chamada Tidus, que já havia sido ocupada pela Federação do Comércio, enquanto capturava a Rainha.