Há muitos e muitos anos, na Terra Média, 19 anéis mágicos foram criados e distribuídos para humanos, elfos imortais e anões, habitantes de cavernas subterrâneas nas montanhas. Esses eram os anéis do poder. No entanto, Sauron, que é o senhor das trevas, decidiu forjar mais um anel. Ele o chamou de Anel do Poder. Esse anel tinha grande poder. O proprietário do Anel do Poder subjugava os outros anéis à sua vontade. Os elfos imortais unidos e os homens corajosos conseguiram derrubar Sauron, mas o Anel do Poder capturou a mente de Isildur, que era o último governante dos homens. Isildur morreu e o anel desapareceu da face da Terra. Durante três milênios, não houve notícias do anel mágico, até que ele caiu nas mãos de Bilbo Beggins por acidente.
Bilbo era uma das criaturas mais incríveis da Terra Média — um hobbit. Graças ao poder do anel, ele ganhou uma longevidade surpreendente. Bilbo Beggins, na comemoração de seu 111º aniversário, não sem a ajuda do mago Gandalf, decidiu dar o anel inerentemente perigoso a seu sobrinho Frodo.
Como se viu, o espírito de Sauron permaneceu ileso e estava apenas reunindo forças para recuperar o Anel do Poder. Agora, ele despertou e quer o anel e, com ele, o poder de volta. O pequeno hobbit terá de cumprir a incumbência de Gandalf e entregar o anel na terra de Rivendale, onde vivem os elfos imortais. Junto com Frodo, seu servo Sam e os hobbits Merry e Pippin, que por acaso estavam com ele, partem para a perigosa jornada.