Quando o assassinato brutal de uma jovem abalou todos os habitantes de uma pequena cidade, a primeira suspeita recaiu sobre o marido dela. Ele não tinha álibi nem motivos para o crime (como pensou o juiz não muito consciencioso), então Andy Dufresne pensou seriamente que sua vida estava acabada quando foi condenado. Prisão perpétua em Shawshank para um homem inocente — o que poderia ser pior neste mundo?
Mas Andy não se deixa abater tão facilmente, nem mesmo pelas regras muito rígidas da prisão e pelos guardas excessivamente exigentes. Ele é gentil e inteligente, e sabe o que quer e como conseguir isso rapidamente. Andy passava todos os dias em Shawshank esperando que um dia saísse da prisão, provasse sua inocência e pudesse viver tão sereno quanto antes. E essas esperanças o rapaz compartilhava constantemente com seu único amigo, Red. Juntos, era mais fácil para eles suportar os espancamentos, as punições injustas e as regras cruéis de Shawshank, criadas apenas para quebrar as pessoas e transformá-las em escravos obedientes. Nessa prisão, muitos já se renderam à misericórdia do destino, mas Dufresne não esperará por esse ato dos carrascos. Apesar de passar quase vinte anos atrás das grades sombrias, ele não perderá a fé em suas próprias habilidades.
Um plano brilhante, um amigo leal e confiável e uma vida, que é simplesmente injusto passar na prisão — isso é tudo o que pode libertar Andy Dufresne. O cara vai provar a todos que é possível enganar até mesmo os guardas mais atentos. Você só precisa acreditar em suas habilidades e em sua inocência, e então até mesmo a imparcial Shawshank abrirá seus portões para o fugitivo, abençoando-o silenciosamente em seu caminho.