As filmagens do longa-metragem ocorreram em Moscou, no outono de 1993, e esse foi um dos primeiros projetos de comédia de produção americana a receber autorização para filmar na capital da Rússia, inclusive na Praça Vermelha, e ainda com a participação de bailarinos convidados do Teatro Bolshoi. Devido à crise que a Rússia atravessava na época, as filmagens foram suspensas, mas posteriormente retomadas; um espectador atento poderá notar, em algumas cenas, a Casa Branca queimada e alvejada por tiros. O filme “Academia de Polícia 7: Missão em Moscou” foi lançado, ao contrário de seus seis antecessores, em uma exibição puramente simbólica e limitada, e arrecadou uma quantia “escassa” — mesmo para a época — de US$ 126.247, o que o tornou o filme de menor sucesso de toda a franquia. E um dos críticos de cinema escreveu que: “se os Estados Unidos e a União Soviética ainda estivessem em conflito, este filme seria uma arma terrível… ele poderia cansar as pessoas até a morte”. Então, a história se passa em Moscou. E tudo começou quando os legisladores russos, representados por Alexander Nikolaevich Rakov, chefe da polícia de Moscou, pediram ajuda aos colegas do outro lado do oceano para capturar um criminoso extremamente perigoso, um chefão do crime chamado Konstantin Konali. Esse sujeito mal-intencionado se considera o senhor do mundo e se dedica à lavagem de dinheiro obtido ilegalmente sob o pretexto de negócios legítimos. Ele, valendo-se da inteligência de um gênio, disseminou por todo o mundo um jogo de computador com o nome bem simples de “O Jogo”. E, graças a esse “Jogo”, Konali já conseguiu enriquecer em muitos milhões de dólares. Além disso, o gênio da informática que trabalha para Konstantin desenvolveu mais uma variação do jogo, e Konali ganhou a capacidade de invadir qualquer arquivo secreto de importância estatal, mesmo aqueles mais protegidos por senha e inacessíveis a uma pessoa comum. Dos Estados Unidos, chega ajuda aos policiais russos na forma de ex-cadetes da Academia de Polícia...