Após descobrir uma conspiração entre seus mercenários escoceses, o rei Johan III ordena que eles deixem o país e coloca seus comandantes na prisão. Sir Archie, Sir Filip e Sir Donald, três dos comandantes presos, escapam com sucesso e fogem para Marstrand, então sob o domínio dinamarquês, na esperança de poder retornar à Escócia.
Sir Arne of Solberga é apresentado como um homem rico que, segundo se diz, está sob uma maldição. Diz-se que seu tesouro foi saqueado dos mosteiros durante a reforma protestante e, de acordo com as premonições, um dia será sua perdição. Durante o jantar, a esposa de Arne tem uma premonição de que três bandidos estão afiando facas muito longas nas proximidades, mas não é levada a sério. À noite, porém, os três escoceses entram na mansão da família, assassinam a família, roubam o baú do tesouro de Sir Arne e incendeiam o prédio. A única sobrevivente é a filha Elsalill.
Elsalill é cuidada por um pescador que a deixa morar com ele em Marstrand, onde os oficiais escoceses também chegaram e estão esperando que o gelo se quebre para poderem partir. Elsalill encontra Sir Archie, e os dois se apaixonam sem se reconhecerem. Eventualmente, porém, Elsalill ouve uma conversa entre os escoceses e entende quem eles são. Ela denuncia os criminosos, mas eles são apoiados por outros ex-mercenários que também estão esperando a partida do primeiro navio, e a situação se torna violenta. Em meio à luta, a emocionalmente abalada Elsalill procura Sir Archie, que se arrepende profundamente de seu crime, mas, no tumulto contínuo, Elsalill é ferida fatalmente quando Sir Archie usa seu corpo como escudo para protegê-lo dos guardas que estão tentando matá-lo.
Sir Archie foge para o navio congelado com o corpo morto de Elsalill. No entanto, o gelo ainda não se quebra e, de acordo com a tradição dos marinheiros, isso se deve ao fato de haver malfeitores a bordo. Os três oficiais são logo identificados e expulsos do navio. Uma longa procissão marcha sobre o gelo para buscar o corpo de Elsalill e trazê-lo de volta à terra.