Apesar de sua insatisfação, “Robocop 2”, com um orçamento de US$ 35.000.000, conseguiu recuperar esse valor nas bilheterias, que totalizaram US$ 45.681.173. Embora os críticos, assim como os fãs do policial robô, tenham se dividido em suas opiniões sobre o filme — alguns ficaram extremamente insatisfeitos com a sequência, enquanto outros gostaram muito do Robocop renovado. O que é notável é que, em 2013, a mídia voltou sua atenção para esse filme, e tudo porque foi nele que soou uma previsão sinistra sobre o futuro de Detroit: a falência. O slogan do filme “Robocop 2” foi a frase: “Mesmo no futuro, as forças de segurança têm espaço para melhorias”. Quanto ao enredo, os distúrbios em massa na cidade se tornaram mais frequentes e intensos, e estavam ligados às atividades da corporação “OSR”. A cidade, presa nas garras da falência, foi tomada por uma greve, já que todos os ativos foram confiscados pela corporação. Não havia ninguém para combater a criminalidade nas ruas da cidade, e apenas o Robocop continuava cumprindo seu dever com dedicação; mas nem mesmo suas forças eram suficientes para erradicar o crime. Na corporação, decidiram criar um novo Robocop utilizando o antigo, e foi aí que surgiu a oportunidade ideal. O robô-policial foi desmontado em pedaços da maneira mais brutal possível. A princípio, a “OSR” se recusou categoricamente a montar um novo ciborgue com o que restava do Robocop, mas acabou consertando-o mesmo assim. É verdade que adicionaram à sua programação algumas restrições, o que o tornou mais vulnerável a influências externas. Então, o Robocop decidiu, por conta própria, se modificar um pouco e remover de sua memória aquilo que o impedia de cumprir seu dever com qualidade...