Marty está muito preocupado com o que aconteceu após a viagem anterior, mas depois de ler a carta de Doc, ele percebe que nem tudo está perdido, ele só precisa entrar em contato com Doc, que vive nos anos 50, e, junto com ele, encontrar a «máquina do tempo» escondida por Doc há muitos anos. Em seguida, descobre-se que Doc está correndo perigo de vida em 1885, e isso não deveria acontecer, então Marty toma a única decisão correta: ir para aquela época e alertar sobre o perigo. Ao mesmo tempo, ele não pensa em como voltará. Mas tudo correu bem, no entanto, no final, Marty se viu sozinho em seu tempo, sem Doc e sua amada.
Além disso, depois que um trem despedaçou a criação de Doc Brown, ele percebeu que não conseguiria ver seu companheiro de viagem no tempo novamente. Mas, no fundo, Marty ainda se sente aliviado, pois a «máquina do tempo» se foi, exatamente como Doc queria, de quem recebeu uma carta do passado distante.
O cara decide seguir em frente com sua vida e, claro, junto com Jennifer, que, por sinal, teve um sonho muito engraçado, no qual o futuro deles mudou em um piscar de olhos depois que Marty não correu com seu eterno inimigo.