Os produtores gastaram um pouco mais de “papel verde” nesse filme e arrecadaram um pouco menos, mas isso não afetou o interesse do público pelas aventuras de “Os Caçadores de Fantasmas 2” e, naquela época — em 1989, o filme ficou em oitavo lugar em bilheteria. Embora os críticos de cinema tenham “repreendido” o filme por, em vez de inventar algo novo e extraordinário, os criadores simplesmente terem refilmado a primeira parte, sem sequer enriquecê-la com um humor novo e brilhante, atribuindo a “palma da vitória” não à atuação magistral dos atores, mas aos efeitos especiais, que, embora fossem impressionantes, acabaram prejudicando a concepção geral do filme, onde criaturas viscosas passaram a ocupar o primeiro plano, ofuscando completamente os personagens. Aliás, em 1999, Dan Aykroyd escreveu o roteiro para um possível terceiro filme, “Ghostbusters III: Hellbent/Caçadores de Fantasmas III: Hellbent”, mas, em 2004, Bill Murray declarou que não queria atuar no terceiro filme. Em 2014, após a morte do roteirista Harold Ramis, o diretor A. Wrightman desistiu da ideia de filmar o terceiro filme. No entanto, em novembro de 2018, o roteirista D. Aykroyd afirmou que o roteiro do terceiro filme ainda está sendo escrito, dando a entender que existe a “possibilidade de uma reunião e do retorno dos três ‘Caçadores de Fantasmas’ restantes”. Já no segundo filme, “Caçadores de Fantasmas”, depois que nossos heróis derrotaram Gozer, eles viveram em paz e tranquilidade por cinco anos, mas exatamente até o momento em que um perigo mortal voltou a pairar sobre Nova York. Embora a memória humana seja tão curta que, em cinco anos, todos já tivessem esquecido nossos heróis corajosos, no entanto, quando um certo retrato foi levado ao “Metropolitan”, no qual estava retratado Vigo, um governante muito antigo e muito cruel dos Cárpatos, foi necessária a ajuda dos caçadores de fantasmas. E eles, ao descobrirem o pesadelo que se iniciara em Nova York, decidiram — deixando de lado ambições e orgulho ferido — livrar a cidade da terrível gosma rosa que dava à luz “demônios”...