O Alienígena é um organismo completamente criado e, portanto, praticamente invulnerável. Ele é simplesmente a máquina perfeita para o assassinato em massa, pois sua imensa superioridade física se soma à sua sede fenomenal de destruir tudo em seu caminho. A experiente oficial Ellen Ripley e sua tripulação da espaçonave «Nostromo» já tiveram uma experiência deplorável ao se encontrarem com tal criatura, após a qual apenas Ellen conseguiu permanecer viva. No entanto, a própria protagonista ficou por muito tempo imersa em anabiose.
Mais de 57 anos se passaram desde esses eventos, quando Hélène finalmente volta a si. Uma empresa decide iniciar um processo criminal contra ela. Mas a garota, por causa de suas histórias incríveis, logo começa a ser considerada uma louca e é enviada para um exame especial. Fica claro que o voo de Ellen e sua equipe, há muitos anos, é secreto, e é por isso que nenhum dos novos gerentes ouviu falar dele.
Logo a protagonista do filme descobre que o planeta onde encontraram o monstro já foi colonizado há muito tempo e que famílias inteiras vivem lá. Essa informação não deu descanso a Ellen por muito tempo, mas ela não tinha mais nada a fazer a não ser aceitar essa informação e acreditar que a ameaça de um segundo ataque não existe mais. A garota continua a levar uma vida tranquila e comedida, trabalha como motorista de empilhadeira e quase não se lembra dos terríveis eventos que teve de enfrentar. Mas não passa muito tempo quando o chefe da empresa Carter Burke e o tenente Gorman batem à sua porta e a informam que a conexão com os colonos foi perdida. Agora só resta a Ellen ir novamente ao planeta amaldiçoado e descobrir o que está acontecendo lá.