Luke Skywalker finalmente encontrou seu caminho de volta para casa, no planeta Tatooine, onde deveria resgatar seu fiel companheiro Han Solo das garras traiçoeiras de Jabba the Hutt, um dos criminosos mais vis e hediondos da galáxia. Luke não estava ciente do fato de que o Império havia começado — em segredo — a construção de uma nova «Estrela da Morte», que seria muito mais perigosa e mortal do que a que os rebeldes haviam conseguido destruir, perdendo seus melhores combatentes no processo.
A Aliança Rebelde, com novos guerreiros entrando constantemente em suas fileiras, ainda está travando uma guerra sangrenta com o exército imperial. Darth Vader, considerado o melhor guerreiro do exército imperial, está pronto para dar um golpe decisivo na Aliança quando a nova Estrela da Morte estiver concluída e pronta para ser usada.
Mas a Aliança Rebelde ficou sabendo dessa estação e agora precisa impedir sua conclusão a todo custo. Enquanto isso, Luke revelou o segredo de suas origens a Leia e lhe disse que ela é sua irmã, e ele decide tentar convencer Darth Vader de que ainda não é um homem perdido em boas ações. Para isso, Skywalker decide se deixar capturar pelo exército do Imperador.