O filme se passa em um futuro muito distante, quando quase todos os planetas da galáxia estelar existente já foram explorados e desenvolvidos pelas pessoas. As naves de transporte viajam no espaço de um planeta para outro, fazendo pousos intermediários. «A Nostromo é um desses rebocadores de transporte. Ele está transportando uma grande carga de 20 milhões de toneladas de minério para a Terra. Como a distância entre o ponto de partida e o destino final é muito grande, todos os membros da tripulação estão em uma „anabiose“ que salva vidas. A nave entra em piloto automático em um curso definido e, no momento certo, a automação deveria tirar a tripulação da hibernação.
E foi o que aconteceu, a automação funcionou, mas acontece que em algum lugar houve uma falha, pois eles não estavam onde deveriam estar no final do voo. À vista dos membros da nave, foi encontrado um planeta, que era considerado inexplorado e foi de lá, de acordo com a „opinião“ da automação da nave „Nostromo“, que houve um pedido de ajuda. Seguindo as instruções, o capitão da nave deu a ordem para inspecionar o planeta e encontrar a fonte do pedido de socorro.
Deixando a carga em órbita, a nave e os membros da tripulação voam até o planeta. Após o pouso, depois de uma breve caminhada pelo planeta, eles encontraram uma construção estranha e muito grande, que se revelou ser uma nave alienígena. Foi de lá que veio o pedido de socorro. No entanto, eles não precisavam de mais ajuda, pois estavam todos mortos. Agora, a ajuda é necessária para os próprios resgatadores.