O filme se passa no início dos anos 2000. Ele conta a história inspiradora e profundamente comovente de Melody Brooks, uma garota de 12 anos com paralisia cerebral que se recusa a ser limitada por sua condição. Nascida com uma mente brilhante envolta em um corpo que tem dificuldade de se expressar, Melody passou a maior parte de sua jovem vida sem ser apreciada e ignorada por um mundo que não enxerga seu extraordinário potencial. Entretanto, a protagonista abraça a vida com uma combinação única de percepção, inteligência e profundidade emocional.
Apesar de sua incapacidade de falar e de depender de uma cadeira de rodas, a mente de Melody é um turbilhão de ideias, observações e sonhos. Ela se esforça para se conectar com as pessoas ao seu redor, para mostrar a elas que é mais do que as suposições que fazem sobre ela. Para Melody, a luta não é apenas contra os desafios físicos, mas também contra as barreiras sociais que procuram abafar sua voz. Mas, de repente, a vida de Melody dá uma guinada transformadora quando a Dra. Catherine Post, uma estudante de pós-graduação progressista e determinada, entra em sua vida.
Ela está conduzindo uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e, por isso, fica fascinada com o intelecto aguçado e o potencial inexplorado de Melody. Acreditando no poder da inclusão e da oportunidade, a Dra. Post convence o distrito escolar a permitir que Melody frequente uma classe regular de sexta série. Para Melody, a mudança é monumental, pois até agora ela passou seus anos escolares em um trailer de educação especial, separada de seus colegas e sem acesso às experiências educacionais e sociais mais amplas do ambiente escolar regular.