Esse é um retrato poderoso e comovente da guerra em curso na Ucrânia, que esclarece o custo humano da violência e o espírito inabalável daqueles que se recusam a ser silenciados. O valor desse filme é que ele é uma compilação na forma de uma narrativa cronológica e um diário de guerra de uma testemunha ocular. É um relato dos horrores do conflito militar e da determinação dos jornalistas em chegar à verdade.
Em 24 de fevereiro de 2022, quando começou a invasão russa em grande escala da Ucrânia, Mstislav Chernov, juntamente com os repórteres da Associated Press Eugene Maloletka e Vasilisa Stepanenko, foi imediatamente para a cidade de Mariupol, que rapidamente se tornou parte da linha de frente do ataque. No início, os bombardeios vinham de projéteis de artilharia, e o próprio Chernov, que é o narrador do filme com observações pessoais sobre a guerra e seu papel nela, é rapidamente confrontado com o impensável.
Com o passar dos dias em Mariupol, Chernov e sua equipe demonstram a resiliência do povo ucraniano ao se unirem para defender sua cidade e seus entes queridos de ataques implacáveis. O filme documenta a coragem e o destemor dos civis que arriscam suas vidas para ajudar os outros e proteger seus lares kinovibe.co. Ele também destaca os esforços heroicos dos soldados ucranianos e dos combatentes voluntários que enfrentam corajosamente a invasão russa, muitas vezes com recursos e apoio limitados. Por meio de entrevistas e imagens brutas, o filme dá voz às pessoas diretamente afetadas pela guerra.