Esse faroeste histórico se passa na década de 1860, no Velho Oeste, onde a ilegalidade florescia. Não é em vão que esse período da história foi chamado de Oeste Selvagem, porque a moral das pessoas não era caracterizada por boas maneiras. Vivien Le Coody, uma cidadã canadense desesperadamente independente com raízes francesas, começa um relacionamento com Holger Olsen, um imigrante dinamarquês. Depois de conhecer Olsen em São Francisco, ela concorda em viajar com ele para sua casa perto da pacata cidade de Elk Flats, Nevada, onde começam sua vida juntos. A eclosão da Guerra Civil os separa quando Olsen toma a fatídica decisão de lutar pela União. Todos os seus sonhos de um futuro juntos são ameaçados, separados e jogados em um mundo perigoso onde é cada um por si.
Essa situação deixa Vivienne presa em um lugar controlado pelo corrupto prefeito Rudolph Schiller e seu inescrupuloso parceiro de negócios, o poderoso fazendeiro Alfred Jeffries. O filho cruel e rebelde de Alfred, Weston, persegue Vivien de forma agressiva, vendo-a como uma vítima solitária que está determinada a resistir a seus avanços indesejados. Quando Olsen retorna da guerra, ele e Vivien precisam se enfrentar e aceitar o que cada um deles se tornou.
Esse filme é tanto uma trágica história de amor quanto um retrato sutil do conflito entre vingança e perdão. É o retrato de uma mulher apaixonada e determinada a se defender em um mundo implacável, governado por homens impiedosos.