No centro da trama desse thriller policial com elementos de terror está uma garota de 28 anos, Mina, que concordou em entregar um papagaio a um comprador lisonjeado por uma boa quantia em dinheiro. A jovem artista segue em seu carro para a parte oeste da Irlanda, onde fica presa em uma densa floresta. O mais estranho é que essa floresta não está marcada em nenhum mapa, todos os carros que chegam aqui quebram em seus matagais e Mina não é diferente dos demais. Enquanto vagueia pela floresta em busca de uma estrada, Mina se depara com uma estrutura semelhante a um bunker, para a qual é arrastada por uma mulher e deixada em uma cabana com três estranhos e a promessa de morte certa do lado de fora, por causa das criaturas que vagam pela floresta à noite.
No bunker estão a severa e atenciosa Madeline, a viúva Ciara e o adolescente problemático Daniel, que dizem que o marido de Ciara, John, costumava estar com eles, mas acredita-se que tenha sido morto pelos monstros após tentar escapar. Mina se encontra em uma sala com uma parede de vidro e luzes elétricas que se acendem ao anoitecer, quando os Watchers aparecem acima do solo. Esses seres parecem vigiar os humanos capturados, e coisas terríveis acontecem com quem não consegue chegar ao bunker a tempo. Entretanto, os humanos tentam não desistir e entender a situação na esperança de escapar do bunker e descobrem uma sala cheia de computadores e recursos embaixo da cabana, bem como um vídeo de um professor irlandês chamado David Kilmartin.
Em sua mensagem, o professor detalha sua pesquisa sobre o folclore irlandês, na qual ele construiu essa cabana para se esconder durante a noite enquanto observava os observadores e sua equipe serem mortos no escuro. Ele também sugere uma maneira de escapar com a ajuda de uma bússola e um barco antes que a escuridão caia, que é o que as pessoas que são capturadas pelos monstros tentam seguir. E todos, exceto Daniel, conseguem cumprir esse plano de fuga. Em casa, de acordo com o testamento de Kilmartin, Mina vai à universidade para destruir o trabalho dele, onde vê uma fotografia de sua esposa Madeline, que morreu há cerca de cinco anos.