O filme se passa em 1885. O drama fala sobre a arte da culinária francesa e o prazer de saborear pratos requintados, mas somente até a tragédia acontecer. O personagem principal do filme é um rico proprietário de terras, Doden Buffan, que também é um gourmet e um excelente cozinheiro. Por quase duas décadas, ele tem uma chef Eugenie trabalhando para ele, que se destaca por sua habilidade incomparável. Durante todo esse tempo, eles passaram de estranhos e colegas de trabalho a amantes.
Eugénie é a mulher doce que Doden mais admira e adora. Embora há muito tempo ele tenha a intenção de legitimar formalmente o relacionamento deles, Eugénie teme que o casamento lhes roube o romance e os sentimentos encantadores. No entanto, Dodin está determinado a fazer Eugénie mudar de ideia um dia, mesmo que eles não sejam mais jovens. Em uma série de cenas encantadoras, o filme concentra sua atenção na culinária e na harmonia mágica que reina durante esse processo entre Dodin e Eugénie.
Os protagonistas também contam com a ajuda da empregada mais jovem, Violette, e de sua sobrinha, Pauline. A alegria desenfreada com as maravilhas da comida enche o ar e se torna ainda mais encantadora depois que os protagonistas fazem uma importante descoberta — Pauline tem um gosto excelente e, para utilizar seu potencial, eles sonham em torná-la aprendiz de Eugénie. Mas, infelizmente, esse idílio é interrompido por uma doença misteriosa que atrapalha a felicidade dos protagonistas. Depois que a doença tira a vida de Eugénie, Doden fica apenas com lembranças e receitas que o ajudam a se recuperar de seu luto.