No centro da trama dessa fantasia de aventura está a jovem e corajosa caçadora de monstros Nelly Rapp, que foi visitar seus avós na véspera do Ano Novo. Os idosos tentaram decorar a casa com luzes para criar um clima festivo e prepararam muitas guloseimas, mas, de repente, no meio da diversão, faltou energia em toda a cidade. E então chegou a hora das velas. Na biblioteca, a garota encontra um livro antigo onde está desenhado o espelho da morte. Sua avó lhe disse que, com a ajuda dele, é possível falar com aqueles que não estão vivos. Mas esse espelho mágico desapareceu há muitos anos, junto com a mãe de Nelly.
A garota sente muita falta da mãe e, se possível, vai ao túmulo dela, o que não substitui o carinho materno. Depois de ouvir a lenda de sua avó, Nelly decide encontrar sua mãe na Floresta Negra, onde a trilha de sua mãe e do espelho perdido leva. Mas esses lugares são muito perigosos e, como a lua cheia está se aproximando, torna-se ainda mais perigoso por causa dos lobisomens que aparecem na floresta nessa época. Junto com a garota, seu amigo Valle, um garoto esperto, mas um pouco covarde, e seu fiel cão London vão para esse lugar terrível. Com os amigos na estrada é muito mais divertido e não tão assustador. Nelly conta a Valle que todos os adultos querem que ela esqueça sua mãe, mas ela não consegue fazer isso e quer descobrir como sua mãe morreu.
Na Floresta Negra, o trio de amigos encontra muitas criaturas de contos de fadas, incluindo lobisomens e vampiros, e terá de passar por vários testes difíceis, repletos de perigos imprevisíveis. Nelly não terá apenas que descobrir o segredo do destino de sua mãe, mas também proteger o mundo das forças do mal. A jornada os leva cada vez mais fundo na floresta, até o local onde a mãe de Nelly e o espelho mágico da morte desapareceram, mas amigos e familiares leais não deixarão a garota sozinha com seus medos e todos os tipos de monstros.