Esse filme de suspense sobre raiva, ódio e desconfiança leva os espectadores a uma vasta extensão de campos de arroz no interior da Espanha, na região de Levante, que está sofrendo com a seca. O protagonista, Ricardo, um homem de meia-idade, muda-se para lá com sua esposa e filha. Ele é um biólogo famoso que já morou nesse vilarejo. Ricardo mora na cidade há muito tempo, já viajou muito pelo mundo, mas agora tem a oportunidade de voltar às suas raízes. Ricardo ficou sabendo que a área está sofrendo com uma seca severa nos últimos anos e, por isso, precisa ajudar os habitantes locais a lidar com o problema.
No entanto, Ricardo é recebido com hostilidade no vilarejo e enfrenta uma total incompreensão. Apesar do fato de ser originário da região, mas não estar aqui há muito tempo, ele é considerado um forasteiro. Por esses e outros motivos, o ambiente se torna cada vez mais violento. Além disso, o cientista não precisa apenas cumprir a missão de proteger a área natural. As medidas que ele deve tomar estão radicalmente em desacordo com os habitantes locais que ele quer ajudar. Ricardo percebe que, a longo prazo, uma seca prolongada ameaça acabar com o modo de vida dos habitantes locais e colocar em risco a segurança de uma espécie de pássaro do Livro Vermelho.
Mas os habitantes locais não veem as coisas dessa forma; nas tentativas de Ricardo de consertar seus modos de vida, eles veem apenas que seu modo de vida e sustento habitual está sendo atacado pelo homem da cidade. E, no final, esse confronto terá consequências inesperadas. Além disso, enquanto trabalha em um projeto de purificação e distribuição de água, Ricardo tenta consertar o relacionamento com sua esposa Claudia, que chegou a um impasse. Mas as coisas se complicam ainda mais porque ambos não conseguem lidar com a perda que sofreram no passado. Nesse contexto, seu conflito com os habitantes locais também se agrava e, quando chega ao clímax, o confronto rural-urbano não pode ser resolvido sem perda de vidas.