O enredo do filme gira em torno de uma menina, Nicky, que se encontra no sombrio e repressivo Orfanato Sunny Creek após a trágica perda de seus pais em um acidente de carro. O orfanato é estritamente supervisionado pela Srta. Margaret, que governa com mão de ferro e impõe regras rígidas, incluindo a coleta de todos os pertences ao chegar e o incentivo ao espírito de ajuda mútua entre as crianças. O ambiente opressivo criado por Margaret é tão sufocante que os residentes do orfanato se referem a ele como «a tumba».
O amor e o afeto estão visivelmente ausentes entre as paredes de Sunny Creek, pois os métodos cruéis de punição de Margaret deixam pouco espaço para a alegria e a ternura. Nika anseia por uma fuga dessa dura realidade e, finalmente, aos 17 anos, suas preces são atendidas quando um casal amoroso, Anna e Norman Milligan, decide adotá-la. No entanto, a felicidade recém-descoberta de Nika é ofuscada pela presença de outro órfão na casa, Rigel, que também foi adotado pelo casal.
No início, Nika fica desapontada ao saber que terá de compartilhar sua nova vida com Rigel, o favorito de Margaret. Mas logo a garota tenta estabelecer um relacionamento e uma amizade com Rigel. No entanto, o rapaz permanece distante e reservado, avisando-a para ficar longe. Enquanto Nika e Rigel superam seus sentimentos conflitantes um pelo outro, ambos lutam contra a atração que sentem. Enquanto Nika abraça sua nova vida com os Milligans, Rigel permanece retraído e cauteloso. A tensão entre eles aumenta à medida que ambos lutam com suas emoções e com os problemas que enfrentam em sua nova vida familiar.