Uma comunidade de caranguejos terrestres que vivem sob o calçadão de uma praia em Nova Jersey costuma abrigar uma comunidade de caranguejos marinhos que vêm à terra para descansar, e as duas espécies de caranguejos não se suportam. Armen, um caranguejo terrestre tímido, reluta em ir para terra e se socializar com humanos porque sua mãe e seu pai morreram em uma tempestade quando ele era bebê, e sua carapaça apodrecida, que abriga um organismo alegre chamado Anêmona, é a única lembrança deles. No entanto, três caranguejos musculosos, amigos de Armen, Bobby, Manny e Jimmy, o arrastam para uma boate de propriedade de seu tio Bruno. Os caranguejos brigam com um arrogante caranguejo terrestre chamado Mako quando Armen acidentalmente encontra Ramona, uma turista marinha por quem ele tinha uma queda antes. Como resultado, os caranguejos terrestres são expulsos e Armen vai embora frustrado. Enquanto ele fica de mau humor na praia, Mako e seus capangas chegam para perturbá-lo e roubar sua concha.
Armen acaba na extremidade mais distante da praia, acima do calçadão, onde é capturado por um colecionador humano para ser vendido como animal de estimação e recebe uma concha artificial. Ele logo conhece Ramona e, juntos, são resgatados e tentam voltar para casa. Durante a viagem, cada um deles compartilha seus medos: Armen, que tem muito medo de fazer qualquer coisa além de ficar em sua concha, e Ramona, que quer fugir de sua mãe autoritária, Val, que espera que ela seja perfeita. O desaparecimento de Armen e Ramona logo intensifica a rivalidade entre os caranguejos terrestres e marinhos, principalmente porque Mako inventou uma história sobre Armen tentando roubar Ramona dele. Bobby começa a questionar sua inclinação para usar a força física contra seus inimigos e logo se depara com a irmã surda de Ramona, Shelly, procurando por Ramona. No entanto, quando ele a acompanha até sua casa, Val o manda embora e, quando ele tenta separar uma briga entre seus amigos e a gangue de Mako, ele corta o braço de Mako. Mako jura vingança e declara que Armen está morto e lhes dá a concha de Armen. Depois disso, os caranguejos terrestres declaram guerra.
Quando Armen e Ramona se apaixonam um pelo outro, os dois caranguejos que conheceram na loja de animais começam a julgá-los, fazendo com que Armen questione seus sentimentos, para desespero de Ramona. Eventualmente, Ramona começa a se desidratar e desmaia, e Armen a carrega para a água, contornando o conflito entre os caranguejos terrestres e os caranguejos marinhos, que param de brigar ao ver Armen carregando Ramona e puxando-a para a água. Ao acordar, Ramona beija Armen e eles voltam à superfície, onde Armen é elogiado por seu heroísmo e Mako é acusada de mentir. Os caranguejos terrestres e marinhos superam suas diferenças: Mako dá a Bobby uma nova carapaça em sinal de paz, e Armen dá sua carapaça a um novo caranguejo que precisa dela.