O enredo desse filme de terror com obsessão psicológica gira em torno de uma jovem, Ella Blake, que é filha de uma famosa diretora. Ela está construindo com sucesso uma carreira em animação quadro a quadro, apesar do fato de que, com o avanço da tecnologia, esse método de produção de filmes quase nunca é usado. Atualmente, a mãe de Ella, Suzanne, sofre de artrite grave nas mãos, o que impossibilita a manipulação dos modelos em miniatura, de modo que Ella tem de fazer todo o trabalho sozinha e, ao mesmo tempo, cuidar da mãe doente.
Na verdade, Suzanne é uma mulher impaciente e rígida, com um temperamento muito pesado e controlador, que trata a filha como se ela não tivesse valor. Suzanne tem uma natureza excessivamente crítica e, por isso, rejeita qualquer ideia ou sugestão da filha. Ella cresceu nesse ambiente e, portanto, é tão talentosa quanto a mãe, se não mais, mas nunca teve a oportunidade de fazer nada fora da sombra de Suzanne. De repente, Ella tem a oportunidade de assumir o controle de sua vida e de seu trabalho quando está sozinha pela primeira vez em muito tempo. Ela poderia ter terminado o filme de sua mãe, mas decide iniciar seu próprio projeto.
No entanto, enquanto trabalha no filme de animação, Ella começa a perder o controle da realidade. Os limites entre o mundo real e seu novo projeto começam a se confundir, levando-a a estranhas visões em que ela se torna uma marionete. Seus modelos ganham vida e alucinações de pesadelo levam Ella a se ver como se fosse feita de cera. Para completar, ela conhece uma menina assustadora que mora no mesmo bloco de apartamentos, o que lhe dá a ideia de dar vida a uma história assustadora.