No centro da trama dessa comédia está um trio inseparável de amigos que, há 25 anos, vem aplicando o mesmo golpe que lhes permite passar o tempo juntos e se safar de outras coisas. Dean, J.T. e Wes, quando crianças, depois de um incêndio na casa que provocaram, inventaram um amigo imaginário responsável pelo incêndio criminoso, que mais tarde se tornou o álibi para seu comportamento imaturo. Eles colocaram a culpa de tudo o que vinha acontecendo há anos em Ricky Stanicky, que tinha um temperamento terrível e estava sempre se envolvendo em brigas e causando transtornos a seus melhores amigos Dean, J.T. e Wes. E eles, coitados, o protegiam o melhor que podiam das represálias dos adultos.
Mas o tempo passou e os garotos cresceram e suas brincadeiras se tornaram bastante adultas, e Ricky ainda era o culpado por elas. E, em algum momento da vida adulta dos meninos, suas famílias começaram a suspeitar de algo errado, suas esposas e filhas começaram a exigir que Ricky lhes fosse mostrado vivo. E nesse momento, quando estão literalmente pregados na parede, os nativos encontram rapidamente uma saída para uma situação delicada — o trio decide contratar para esse papel o ator-parodista Rod, que perdeu a popularidade. Ele é bom: alto, com ombros, um sorriso largo e um estoque de piadas. Mas, aos poucos, Rod vai se incorporando de tal forma à nova personalidade que seus «criadores» começam a se arrepender da decisão, pois tudo o que haviam planejado deu completamente errado.
Na festa, Ted Somerhays, o chefe de um dos rapazes, ficou tão impressionado com o carismático Ricky que decidiu contratá-lo. Mas isso foi só o começo, pois o chefe de um dos rapazes não estava nem aí para o Ricky. Mas isso foi só o começo, já que o amigo «falso» se afeiçoou tanto a seus amigos e familiares que eles não queriam deixá-lo ir embora e lhe deram mais e mais tarefas. O próprio Ron ficou impressionado com a recepção, pois nunca havia tido tanto sucesso em sua carreira em declínio. Mas os três amigos se perguntavam como se livrar do amigo popular, que estava literalmente empurrando o trabalho deles pelas costas.