Os Jedi sofreram uma derrota esmagadora na Guerra Civil com o exército do Imperador do Império Galáctico. Os rebeldes foram derrotados e Leia, que ocupa um cargo no Senado e é, de fato, uma das líderes da rebelião, foi capturada. Um Lorde Sith chamado Darth Vader está determinado a descobrir com a princesa onde está localizada a base rebelde na Galáxia cósmica. Leia conseguiu enviar um sinal de SOS usando dois dróides chamados R2-D2 e C-3PO pouco antes de ser capturada. Ela os enviou para Obi-Wan Kenobi em um planeta chamado Tatooine.
Os dróides acabaram nas mãos de Luke Skywalker, que, sendo um piloto «local» comum, em seus dezenove anos de idade, adora grandes voos e outros planetas. Um dos dróides, o R2-D2, que contém informações muito importantes, conseguiu escapar de Luke, pois é extremamente necessário para que ele cumpra sua missão — chegar até Obi-Wan Kenobi. Mas Luke pretende devolver o dróide que o pegou, e foi atrás dele. Acontece que, junto com o dróide, Luke chegou até Van Kenobi e soube a verdade sobre sua verdadeira origem (não toda, mas o que Van Kenobi achou necessário lhe contar), de modo que o garoto, tendo herdado o «sabre de luz», foi ao resgate da Princesa Leia.
Skywalker ficou em dúvida por algum tempo, mas quando viu que seus parentes mais próximos estavam mortos, as dúvidas desapareceram por si mesmas, e Luke se juntou à «Guerra nas Estrelas».