O filme se concentra nas histórias de vida de vários personagens que, de alguma forma, estavam relacionados à tragédia ocorrida em 26 de abril de 1986 e participaram de sua eliminação.
Duas semanas após essa trágica data, a ameaça de uma nova explosão era a mais provável devido à instabilidade da Unidade 4, que foi danificada durante a primeira explosão. O elemento de fogo poderia se soltar e penetrar no reservatório que continha 100 toneladas de líquido de radiação e, se isso acontecesse, as consequências de uma nova explosão seriam muitas vezes mais mortais do que a primeira explosão em grande escala e o incêndio subsequente.
Um jovem bombeiro chamado Alexei considera seu dever se inscrever em uma equipe de voluntários que vai a Chernobyl para a liquidação. Alexei não vai para lá sozinho. Boris, um mergulhador militar de profissão, e Valera, um engenheiro de profissão, também vão para lá. Alexei, ao ir para Chernobyl, não pensa que algo terrível possa lhe acontecer. Seus pensamentos estão ocupados com Olga, por quem está apaixonado, e com as chaves de um novo apartamento, que ele certamente receberá após seu retorno da zona de desastre tecnogênico.
Eles saíram espontaneamente e, para avisar sobre a viagem a Olga, Alexey não teve tempo e não teria conseguido fazer isso, pois o telefone dela não atendia. Aconteceu que o filho da mulher favorita estava em perigo imediato, na zona de derrota. Alexey consegue enviar Olga e seu filho para Kiev, mas ele mesmo, depois de avaliar a escala da catástrofe e as consequências aceitáveis da segunda explosão, foi para a usina nuclear.