1973. Cornelius, juntamente com Zyra e o Dr. Milo, conseguiram escapar antes do fim do planeta em uma espaçonave consertada que Taylor havia pilotado. A onda de choque do colapso da Terra enviou a espaçonave que transportava os cientistas símios por uma dobra temporal no ano mencionado acima para a costa do Pacífico dos Estados Unidos da América.
Os cientistas-macacos, percebendo que haviam viajado no tempo, decidiram se refugiar no zoológico de Los Angeles e manter em segredo dos humanos que eram seres inteligentes (ainda mais inteligentes do que alguns humanos) que os observavam no zoológico. Os novos macacos foram observados por dois médicos, Lewis Dixon e Stephanie Brunton.
Para sua própria segurança, os cientistas macacos tinham medo de revelar a verdade sobre si mesmos, pois não sabiam como as pessoas se sentiriam em relação ao fato de que os macacos eram os responsáveis pela destruição do planeta Terra. Mas somente a impaciência e a intemperança de Zira estragaram tudo, e por causa disso o Dr. Milo morreu, e Lewis ficou sabendo que os macacos falam.
Logo a mídia ficou sabendo que eles são criaturas razoáveis e, em seguida, descobriu-se que Zira logo se tornaria mãe. Isso alarmou muito o público. As pessoas começaram a temer que os macacos pudessem conquistar a Terra e, por isso, foi decidido destruí-los. Pessoas que simpatizavam com os macacos, como Lewis Dixon e Stephanie Brunton, fizeram o possível para salvá-los.