Os terráqueos construíram uma espaçonave e a enviaram para a constelação de Órion. A nave, viajando em velocidade próxima à da luz, finalmente alcançou um dos planetas dessa constelação. Após a aterrissagem, a tripulação da espaçonave, liderada por seu comandante George Taylor, partiu em uma expedição de familiarização ao planeta desconhecido, na esperança de encontrar sinais de vida, inteligente ou não.
Eles tiveram «sorte». Encontraram tanto selvagens quanto «seres» inteligentes. Para começar, os viajantes espaciais quase foram capturados e mortos pelo povo «selvagem». Mas os astronautas nem tiveram tempo de conhecê-los direito, pois apareceram macacos bem armados, inteligentes e vestidos, que se dedicam a caçar a raça humana que vive neste planeta como animais selvagens.
Os viajantes espaciais, tendo perdido um de seus companheiros, são capturados pelos macacos, que, interessados nas roupas incomuns das pessoas, decidiram examiná-las primeiro em um laboratório especial para detectar sinais de inteligência nelas.