Aliás, esse romance já havia sido adaptado para o cinema no longínquo ano de 1973. Na época, o filme do diretor Franklin J. Schaffner, “A Borboleta”, contou com Steve McQueen no papel de Henri “A Borboleta” Charrière e Dustin Hoffman no papel de Louis Degas. O filme foi indicado ao prêmio “Globo de Ouro” – Melhor Ator e ao prêmio “Oscar” – Melhor Trilha Sonora. Bem, agora vamos voltar a “A Borboleta”, do diretor Michael Noer. Então, ele nasceu na França em 1906. A mãe faleceu quando o menino mal tinha completado onze anos. Quando An ri completou dezessete anos, ele se alistou no exército. Serviu por dois anos na da Marinha do Exército francês. Após o serviço, voltou para casa e não conseguiu se adaptar à vida civil. Depois de se adaptar um pouco, ele passou a integrar uma das gangues criminosas que “atuavam” em Paris. O trabalho no mundo do crime não impediu Charrière de constituir família e ter uma filha. Mas vamos nos transportar para a Paris, em meados da década de 1930. Foi justamente nessa época que Henri foi preso. Ele foi acusado de um assassinato que não cometeu. O jovem não conseguiu provar sua inocência. A sentença foi severa — prisão perpétua. Além disso, ainda lhe impuseram dez anos de trabalhos forçados. Assim começou a odisseia do inocente condenado pelas prisões. Primeiro foi o centro de trânsito — a prisão de Bolier. Depois, foi enviado para a colônia francesa na Guiana, onde ficava a prisão para condenados aos trabalhos forçados — Saint-Laurent-du-Maroni. Essa também era uma prisão de trânsito, e nela ele passou nada menos que onze anos. Mas Motylek, como o apelidaram por causa da tatuagem no peito, não pretendia passar a vida inteira na prisão. A primeira tentativa de fuga resultou em dois anos na solitária. Durante o tempo que passou na Guiana, ele tentou fugir nove vezes. Por fim, a direção da prisão se cansou do detento inquieto e o enviaram para a Ilha do Diabo, para onde eram exilados os criminosos mais notórios e de onde ninguém ainda havia conseguido fugir…