O enredo do filme é baseado no livro de mesmo nome do famoso autor de fantasia — o clássico do gênero John Ronald Rowell Tolkien, que viu a luz do dia pela primeira vez no distante ano de 1937. Deve-se dizer também que, mais tarde, esse enredo da história foi refletido na famosa trilogia popular "O Senhor dos Anéis". Apesar de o famoso trabalho não ter nem uma década de existência, ele ainda é relevante e interessante tanto para os espectadores quanto para os críticos de cinema. E a qualidade da apresentação dessa história por Peter Jackson faz desse filme um dos mais promissores e populares dos últimos anos.
A história girará mais uma vez em torno das inesquecíveis aventuras do hobbit Bilbo Beggins, que, junto com sua tropa de treze anões, liderados pelo lendário guerreiro Thorin Duboshchit, vai em busca de um tesouro roubado. O caminho dos protagonistas até o reino anão de Erebor passa por terras selvagens e muito perigosas, repletas de goblins, orcs e outros habitantes de terras mágicas, entre os quais estará até mesmo Gollum, um ex-hobbit que se tornou escravo do Anel mágico.
Depois de chegarem ao seu destino, onde o dragão maligno Smaug guarda todo o saque na caverna da Montanha Solitária, eles conseguem recuperar o que é seu por direito. Mas agora a equipe enfrenta um novo problema, pois guardar o ouro não é a melhor ideia, e muitas pessoas querem colocá-lo em suas mãos.