Após as terríveis revoltas das máquinas, os humanos tiveram que desistir de usá-las e agora se concentram no desenvolvimento de suas habilidades psíquicas e mentais.
O Império Galáctico é uma monarquia com um elemento aristocrático muito forte, em que planetas inteiros, como vestígios medievais, são governados por Grandes Casas. Para os sistemas de transporte interplanetário, foi estabelecida uma Guilda Espacial, que detém o monopólio dessa importante área de comunicações. Os navegadores da guilda, capazes de guiar naves sem sistemas de computador pelo espaço sideral, são os Mentats. Mas, para isso, eles precisam de uma substância chamada spice-melange, também chamada de spice. Seu uso por um longo período de tempo faz com que seus olhos fiquem completamente azuis — tanto a parte branca quanto a íris — e são chamados de «olhos ibad».
No entanto, a única fonte de laranja-especiaria é Duna, um planeta coberto de desertos arenosos que abriga enormes vermes que têm algo a ver com a presença da laranja-especiaria. Além disso, como em qualquer deserto, a água nesse planeta tem um valor especial. Ela é ainda mais preciosa do que a própria especiaria e é extraída até mesmo dos corpos de pessoas mortas e dos excrementos dos vivos.
Os eventos começam a se desenrolar em torno da transferência sem precedentes de poder em Duna de uma Grande Casa de Harkonnens para outra Grande Casa de Atreides. Isso ocorre por vontade de um imperador do Império Galáctico chamado Shaddam Corrino IV. No entanto, seu ato é muito desonesto e insincero. Assim, o imperador resolve suas tarefas, que se resumem à fórmula «dividir e conquistar». O propósito secreto de sua ação é estratificar as duas Grandes Casas entre si e, assim, enfraquecer sua influência no império.
O representante dos Harkonnens, Vladimir, preparou um golpe militar, sendo secretamente incentivado pelo próprio imperador. O golpe quase é bem-sucedido, todos são destruídos, mas o filho do Duque, Paul Trades, e sua mãe, Lady Jessica, uma das muitas concubinas do Duque, conseguem fugir para o deserto com os nativos locais, que são chamados de Freemen. Os Freemen também possuem olhos de ibad. Traduzido com www.DeepL.com/Translator (versão gratuita)