Esse filme é uma prequela de O Senhor dos Anéis e até usou os mesmos pavilhões de O Senhor dos Anéis. Ao contrário de O Senhor dos Anéis, o gênero de O Hobbit é um conto mágico com elementos de fantasia.
Em algum lugar no subsolo, em um buraco aconchegante, vivia um hobbit (já conhecido por nós do filme O Senhor dos Anéis). O hobbit não é nada pobre e seu nome é Bilbo Bolseiro, ele vivia a vida de um homem comum e pacífico. E agora, de repente, ele se vê envolvido em uma aventura. «Estou em busca de um participante para a aventura que estou organizando» — disse um dia Gandalf, amigo de Bilbo, um mago bondoso e poderoso. E assim começou.
De forma inesperada até para ele mesmo, Bilbo concorda e os treze anões partem em sua jornada. O objetivo da jornada é o enorme tesouro do Reino das Montanhas Solitárias, que o líder dos anões, Thorin Duboshchit, quer se apoderar, pois ele é um descendente direto do último rei da Montanha Solitária. Mas o tesouro ainda precisa ser tirado do dragão cuspidor de fogo.
A estrada para as montanhas distantes é perigosa e difícil, guardada por trolls e goblins gigantes. Os heróis terão muitas aventuras perigosas. Eles encontram elfos hostis e aranhas gigantes.